segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

TECNOLOGOA E EDUCAÇÃO

 importância da tecnologia no cotidiano.
vivemos num tempo instantâneo,onde não gostamos e nem podemos esperar estamos acostumados a somente apertar botões para fazer comida, sacar dinheiro,etc etc a cada dia somos desafiados a ter que produzir mais, a ter que aproveitar mais o tempo pois temos que dar conta das inúmeras actividades que temos,e nesse contexto somos desafiados a utilizar todos os meios que nos possibilita a ser mais ágeis em nossas actividades, pois não podemos ficar para trás, tudo em nossa volta corre e esta em constante transformação ,principalmente o que diz respeito a tecnologia,aos avanços nessa area. todos esse aparato tecnológico muito contribui para o nosso rendimento profissional,principalmente para nós educadores que podemos dar aulas muito mais atratiavas e avançadas, pois a maioria dos alunos de hoje tem conhecimento e contato com jogos eletronicos e outros aparelhos desse tipo, e os mesmos não apreciariam nossas aulas a modo antigo.Dessa forma temos que vencer o medo, a timidez, a vergonha, a inabilidade para utilizar o computador, sendo hoje indispensavel para nossa pratica pedagógica,dessa forma temos que romper com o analfabetismo digital através desse curso que veio numa hora muito oportuna para mim devido o modo que somos orientados e a riqueza de informações que o material nos fornece.

OS ENCANTOS DA NATUREZA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COPIAR E COLAR PODE?

SITE DE INFORMAÇÃO É CONDENADO POR DANOS MORAIS
O IG (Internet Grupo do Brasil) foi condenado pela 47ª Vara Cível do Rio de Janeiro a indenizar em R$ 20 mil por danos morais Ulisses Raphael Costa Mattos Júnior. O site plagiou textos do autor, que escreve para o concorrente Cocadaboa.
A decisão foi da juíza Andréa Gonçalves Duarte, que entendeu que, ainda que não tenha havido cópia integral dos textos, ocorreu a contra fração, ou seja, a modificação da obra com a intenção de se negar sua real autoria.
“As modificações dadas possuem, claramente, o intuito de disfarce dos textos. No entanto se verifica que naqueles veiculados pelo IG nenhuma alteração substancial foi feita.
“Não há demonstração de criatividade”, afirmou a magistrada. Andréa Gonçalves Duarte enfatizou que, nesse caso, o meio de informação (Internet) não torna a obra anônima e nem retira do seu autor o direito sobre a mesma. “A Internet aqui funcionou somente como veículo e não gerou normatização jurídica inédita. O que a lei protege é a livre disposição da obra pelo autor, que tem o arbítrio de autorizar ou não sua reprodução”, finalizou.

Disponível em http://srv7.tj.rj.gov.br/publicador/exibirnoticia.do?acao=exibirnoticia&ul
timasNoticias=1127)
FUNDADOR DA WIKIPEDIA ALERTA UNIVERSITÁRIOS SOBRE RISCO DE ERRO DA FOLHA ONLINE
Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipédia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site, muitas vezes erradas, para fazer seus trabalhos.
“Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia”, afirmou Wales, segundo o site The Register. A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.“Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipedia que estavam erradas”, exemplificou o fundador, citando um e-mail. O The Register afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade.

Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipedia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.
(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20203.shtml)

E então, ficou bem claro para você que toda vez que utilizar materiais de outros autores você deve citar a fonte? Não esqueça disso! Não se esqueça também dos cuidados que deve ter em relação à confiabilidade dos dados obtidos na Internet.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Analizando a linha do tempo da tecnologia digital podemos notar que em 1800 surgiram os primeiros elementos digital em um projeto para motor análítico pelo inglês Charles Babbage. Em 1946, houve a construção do 1º computador totalmente eletrônico, surgindo em 1947 os transistores e em 1959 esses elementos são aperfeicoados.
Três anos depois a Intel cria o 1º chip DRAN que logo em seguida o microprocessador 4004. Nesse mesmo ano a ARPHANET virá a se tornar a Internet.
Em 1972, é introduzido pela Intel o microprocessador 8008 contendo 3500 transistores e 60000 instruções por segundo.Em 1975 BiLL Gates desenvolve a microsoft. Nos anos seguintes continua a evolução em ritmo acelerado subindo para 3.1 milhões de transistores podendo executar 100 milhões de instruções por segundo bem como, a criação de sites de pesquisas e comunicações envolvendo milhões de pessoas em todo o mundo.